Ginso en Brasil

VISITA DE TÉCNICOS DE GINSO A LA FUNDACIÓN CASA (CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE) EN SAO PAULO. BRASIL

Sao Paulo. Brasil.- A presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, recebeu nesta quinta-feira (26 de março) o diretor-gerente do Centro de Reeducación y Reinsersción de Menores Teresa de Calcutá da Comunidade de Madrid e de outras comunidades da Espanha, Luis Javier Del Hierro Nieto, e o vice-presidente da GINSO (Associación para La Gestion De La Integracion Social), Enrique Tuñón Serrano.  Eles vieram convidá-la para conhecer as entidades que aplicam medidas socioeducativas na Espanha e o trabalho desenvolvido com jovens infratores.

O convite foi feito em nome da diretora-gerente da Agencia de la Comunidad de Madrid para la Reeducación y Reeinserción Del Menor Infractor, Carmen Balfagón Lloreda.

Além disso, os espanhóis manifestaram o interesse de estabelecer um intercâmbio para troca de informações e conhecimentos na área de atendimento socioeducativo.

Durante o encontro, eles assistiram a um vídeo sobre as mudanças ocorridas no sistema de atendimento socioeducativo no Estado de São Paulo, implementadas pela presidente da Fundação CASA e que levaram à queda na reincidência de 29% em 2006 para 16% em 2008. Além dessa redução, também houve uma diminuição considerável no número de rebeliões: 80 em 2003 e 3 motins em 2008.

Os espanhóis também trouxeram um vídeo sobre o trabalho que desenvolvem para a reinserção social dos jovens que se envolveram com a criminalidade. Eles têm ensino formal, com salas com até 8 adolescentes, assistem aulas de informática, marcenaria, pintura, entre outros cursos. As imagens mostraram unidades bem estruturadas, com instalações modernas, higienizadas e com decoração contemporânea.

Além de Berenice e dos visitantes, participaram do encontro o diretor administrativo da Fundação, Wilson Roberto de Lima, e o assessor Etimo Ferreira de Souza, que representou a Fundação CASA durante uma visita à entidade.